O Empate
Com certeza é bom quando a partida termina em xeque-mate, principalmente se é você a dar o mate, mas as vezes é o jeito usar algumas artimanhas para pelo menos não perder a partida, artimanhas do tipo Empate.

Afogamento é a situação em que o lado que deve jogar não possui nenhum movimento legal e o Rei não se encontra em Xeque. O Rei encontra-se encurralado em uma posição da qual não consegue sair, pois nenhum lance é legal.
É semelhante ao xeque-mate, exceto pelo Rei não estar em xeque. Esse lance é controverso na história do xadrez, tendo sido considerado por momentos como vitória do jogador cujo Rei termina afogado, em outros momentos visto como derrota, e hoje, finalmente, como empate.

Quando uma mesma posição se repete três vezes idênticas, seguidas ou não, um dos jogadores pode exigir um empate.
Este é um ótimo elemento tático para quando se está perdendo uma partida, o problema é quando o outro jogador não conhece esse tipo de empate e acha que você esta querendo trapacear.
A reclamação deve ser feita na vez do jogador, e as possibilidades de movimento tem que ser as mesmas para todas as peças no tabuleiro. Se na primeira posição existia a possibilidade de roque e agora não há mais, então não é a mesma posição.


Regra dos 50 Movimentos
O jogador pode reclamar o empate se os 50 últimos lances de cada jogador foram feitos sem que nenhuma peça fosse capturada ou que houvesse movimento de qualquer peão.
Este é o empate por falta de iniciativa.
Nos casos abaixo, este número passa para 75 lances:
Rei, torre e bispo contra rei e torre;
Rei e dois cavalos contra rei e peão;
Rei, dama e um peão, a uma casa da promoção,contra rei e dama;
Rei e dama contra rei e dois cavalos
Rei e dama contra rei e dois bispos
Rei e dois bispos contra rei e cavalo.

Insuficiência de material
É considerado empate caso os jogadores não tenham peças suficientes para dar o xeque-mate.
O mínimo de peças considerado suficiente é de a) Rei e Dama; b) Rei e Torre; c) Rei e dois Bispos; d) Rei, Bispo e Cavalo.
Também é possível ganhar a partida com o Rei e um peão, porém ele deve ser promovido a Dama ou Torre para efetuar o xeque-mate e evitar o empate.
Esse tipo de empate ocorre quando tem-se:
Rei x rei e bispo;
Rei x rei e cavalo.
Comum Acordo

Um jogador pode oferecer o empate, na sua vez, e a partida se dá por encerrada caso o oponente aceite.
O empate por comum acordo é muito comum quando dois jogadores estão em igualdade de condições.
Se o oponente recusar a oferta de empate, a partida segue, sendo que o jogador a oferecer o empate não pode repetir a oferta, tampouco pode o oponente aceitar a oferta em uma jogada posterior.

Xeque Perpétuo
Ocorre quando um dos Reis não tem como escapar de uma série infinita de xeques, quando um jogador realiza uma série de xeques sem que seja possível dar um mate.
Não há uma regra que defina o xeque perpétuo como empate, no entanto a maioria dos jogadores concorda.
Pelas regras oficiais, esse movimento resultará em empate pela Regra das Três Posições ou pela Regra dos 50 Movimentos.
Lances Irregulares
Dentre os lances considerados irregulares, que vão contra as regras do jogo de xadrez, o mais grave é colocar seu próprio Rei em xeque. O objetivo do jogo de xadrez tem duas faces; atacar o Rei adversário E proteger seu próprio Rei, portanto é absolutamente proibido fazer qualquer lance que vá contra esse objetivo.
No xadrez os lances irregulares são proibidos, de forma que o jogador que cometer alguma dessas infrações deve corrigir o lance ilegal, retornando à posição anterior e fazendo um novo lance. Isso não significa que é permitido executar lances irregulares indiscriminadamente, uma vez que a jogada é corrigida e o jogador tem a chance de executar outro movimento.
Um jogador que cometer três infrações é considerado perdedor da partida imediatamente.
São considerados lances irregulares ou ilegais:
Fazer um lance com uma peça em um movimento não-válido para a mesma, ou seja, mover-se em linha reta com o Bispo ou em diagonal com o Cavalo.
Estando o Rei em xeque, fazer um movimento em que ele permaneça em xeque.
Fazer qualquer movimento, seja com o Rei ou outra peça, que coloque o Rei em posição de xeque.
É importante lembrar que a correção do movimento deve ser feita com a mesma peça que foi movida na execução do lance irregular.
Caso o jogador tenha movido o Cavalo e, dessa forma, colocado seu próprio Rei em xeque, ele deve retornar o Cavalo à posição anterior e fazer outro lance com o mesmo Cavalo, de modo que seu Rei esteja protegido.
Somente se não houver movimento legal a ser executado com a peça em questão, o jogador tem o direito de mover outra peça do tabuleiro.

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